Você sabe o que é advanced analytics?

Uma das principais tendências dentro da transformação digital, advanced analytics é aposta para antecipar bons negócios e reduzir riscos

A transformação digital trouxe com ela uma enxurrada de informações, com dados de navegação online gerando insights e oportunidades de negócio em tempo real. Uma verdadeira mudança de Data & Analytics das empresas.

Com isso, a forma como as companhias aplicam o Business Intelligence (BI) também vem mudando – e rápido.

E a principal pergunta é: “Qual a forma mais eficaz de usar esse grande volume de dados?”

A resposta está em uma das ferramentas mais procuradas atualmente – que é também umas das principais tendências para os próximos anos: o advanced analytics, ou, na tradução, análise avançada (AA).

É um recurso analítico que utiliza métodos estatísticos, técnicas de automação de processos, data mining, machine learning, etc, em conjunto com outras ferramentas de BI, para potencializar as vantagens competitivas no mercado, reduzindo riscos e aumentando a precisão na tomada de decisões.  

É o fim dos processos analógicos e das análises básicas!

O advanced analytics é um avanço dentro do Big Data com capacidade de prever tendências e resultados de maneira mais profunda.

A diferença em relação ao BI tradicional é o conjunto mais amplo de recursos, o que afeta diretamente, de forma positiva, a tomada de decisões e, consequentemente, o futuro da empresa.

O uso dos dados (informações) como ativo de negócios ainda engatinha no Brasil, mas empresas que investirem nessa transformação digital terão um grande diferencial competitivo.

E você, sabe o que é advanced analytics? Ou ainda tem dúvidas e quer entender melhor sobre como essa tecnologia pode ajudar a sua empresa?

Neste artigo vamos falar sobre como o advanced analytics pode ser essencial para detectar padrões e gerar informações para que você antecipe bons negócios.

Quer saber mais também sobre as tendências do Big Data para 2022? Separe esse artigo para complementar sua leitura.

O que é advanced analytics?

Advanced Analytics significa análise avançada, e como o nome já diz é um recurso que abrange uma análise mais profunda das informações, impulsionando a ciência de dados para descobrir tendências e prever melhores cenários e resultados.

Em termos técnicos, essa tecnologia usa ferramentas de Business Intelligence (BI) aliadas com fatores como machine learning, métodos estatísticos e automação de processos, modelagem preditiva, entre outros, para a análise de informações de uma empresa e o seu mercado.

São duas análises integradas:

  • • Preditiva: prevendo potenciais cenários.
  • • Prescritiva (mecanismos de recomendação): avaliando decisões em futuros eventos.

Ela fornece às companhias uma forma de operacionalizar e extrair o valor dos seus dados. Arquivos que podem estar armazenados em um Big Data, data warehouse, ou podem estar sendo gerados em tempo real, em operações de rotina.

No advanced analytics podem ser usadas funcionalidades estatísticas integradas:

  • • Mineração de dados;
  • • Cálculos (contagens e estimativas);
  • • Machine learning (identificação de padrões);
  • • Combinação de padrões/ cluster (compilação de informações com base nas semelhanças entre elas);
  • • Sentiment analysis;
  • • Visualização de dados/ recursos estatísticos (gráficos, relatórios, comparativos e relações entre resultados);
  • • Análise de rede;
  • • Previsões;
  • • Etc.

A tecnologia permite que as empresas usem essas técnicas avançadas de análise para integrar as experiências dos usuários às decisões de negócios, fornecendo uma maior confiança no sucesso dos potenciais resultados.

Na prática, podemos usar o exemplo de um usuário que acabou de entrar em um site. Com as tecnologias disponíveis, é possível saber todo o seu comportamento, como as páginas que ele acessou, o tempo que ficou em cada uma, etc. Através de dados como esses as empresas conseguem monitorar ações para melhorar a experiência desse usuário dentro do site. E isso vai fazer com que ele se aproxime de uma eventual compra.

Para isso, é usado o advanced analytics no armazenamento, processamento e análise das informações. É um direcionamento objetivo para o negócio com uma melhor análise do cliente, análise preditiva e modelagem estatística.

Quais as vantagens Advanced Analytics

Com o avanço tecnológico acelerado, aplicações convencionais de Business Intelligence já não são mais suficientes para as empresas. É preciso otimizar os processos.

Entre as vantagens do advanced analytics para o sucesso dos negócios está:

  •  Integração

A integração e a comunicação mútua entre os diversos setores da companhia, eliminando barreiras.

  •  Previsão com agilidade

Agilidade com precisão na tomada de decisões, permitindo previsões hiper-realistas e antecipando soluções de problemas;

  • Redução de riscos

Redução de riscos e erros e, consequentemente, redução de gastos da empresa, além de geração de insights e diagnósticos de carência, através do comportamento dos clientes. Tudo com base em estatística e probabilidade.

%d blogueiros gostam disto: